terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Até o surgimento da Internet enquanto aparato de comunicação, a interação entre grupos eram limitadas por uma série de fatores, dentre eles a geografia, as classes sociais, o gênero, a idade, a raça e a orientação sexual. Essas diferenças continuam presentes e determinam as relações interpessoais dos indivíduos na sociedade, porém a interação virtual maculou essas fronteiras, modificando-as. A segunda modificação está na abordagem das relações sociais, feitas de forma mais subjetiva e emocional, através das empatias de preferências diversas e das ideologias compartilhadas pelos indivíduos, não somente de padrões pré-estabelecidos. No universo virtual, como estamos diante de uma máquina, não de um outro corpo físico responsável por nos observar e julgar, nos permitimos uma liberdade alienada, distante dos limites morais do ato da exposição. Portanto, tomando como base essa impressão de não estar sendo visto (muito menos julgado), o indivíduo contemporâneo faz de si mesmo um espetáculo.

4 comentários:

  1. Mais certa não estarás... mas também pensando assim toda a evolução que o homem levou a cabo até agora trouxe muito à tua vida.
    No caso das redes sociais, fazes como a grande maioria dos meus amigos, simplesmente tens de te expor e dizer: " isso não te vale de nada, vive a tua vida em pé olhando nos meus olhos não a vivas sentada em frente dum ecrã!"

    bjs e parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eva!

    Seu blog é muito bom, adorei!

    Quero aproveitar para te convidar a conhecer meu blog também e participar da Promoção 1001 Seguidores. Como prêmio você pode levar para casa uma das agendas 2011 recheadas de fotos dos mais de 40 países que visitei! Se quiser, traga também seus amigos e leitores! :D

    Aguardo você! :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Lindo, profundo e muito verdadeiro!
    Estou te seguindo a partir de agora!
    Visite meu blog também.
    http://crispalavras2009.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Eva,
    Parabéns pelo blog. E principalmente pela sua maneira verdadeira de escrever. Os seus textos são cativantes.
    Estou construindo um blog. Tateando ...
    Visite meu blog também.
    Regina Claudia Alencar
    www.rcbalencar.blogsport.com

    ResponderExcluir