domingo, 20 de maio de 2007

Teatro Mágico

Hoje às 17h, na praça do Arsenal (Recife Antigo) vai acontecer o show da trupe "Teatro Mágico".
A primeira vez que eu ouvi falar desses jovens clowns foi por uma matéria no Jornal Hoje. Confesso que no começo da entrevista achei que era uma prospota nova de alguma coisa nova, e no final da matéria eu ia saber exatamente do que se tratava. .. Eis o problema. A entrevista acabou e eu fiquei sem saber qual seria a proposta desse grupo circense tão inovador. Pra não criar pré-conceitos, eu resolvi pesquisar a respeito; Entrei no site oficial, mas esse não esclareceu nada. Abandonei as pesquisar virtuais e comecei a procurar saber por amigos e conhecidos, mas só encontrei fãs histéricos que assim como eu, não sabem bem explicar do que se trata o tão falado "Teatro Mágico"; E quando já cansada de procurar, achei por acaso uma entrevista com o vocalista, entre outros assuntos ele fala das influências musicais do grupo:
"Temos como referência o grupo Secos & Molhados, Mutantes, Antônio Carlos Nóbrega, O Cordel do Fogo Encantado, Lenine, Tom Zé, Nação Zumbi... De alguma forma, a musicalidade de Pernambuco nos influencia. Mas misturamos tudo. Reggae, hip hop, temo violino guitarra, flauta. Queremos misturar tudo no palco."

Eu não tenho absolutamente nada contra misturar circo, teatro, música, literatura, poesia; Mas qual o real fundamento disso? Na mesma entrevista o vocalista cita que ninguém do grupo tinha experiência com teatro, até que fizeram uma oficina com os Doutores da alegria onde aprenderam a cantar, dançar e fazer malabares. Vou hoje para praça do Arsenal, não só para rever meus conceitos sobre eles, mas para ver as tantas outras atrações circenses, que infelizmente não foram tão divulgadas; Eu aposto que essas têm um significado muito maior, em vez de simplesmente querer juntar adolescentes usando narizes de palhaço.

5 comentários:

  1. Peguei um DVD. Sentei pra ver. Um belo poema, na abertura. E eu achando lindo... gostei. Estaria superado, ali na minha frente, o histórico engavetamento das artes? Circo, teatro, música, poesia...todos ali, como se uno. E a platéia gritava, esperneava, as mocinhas choravam de ver seus deuses cantando, atuando, declamando, tocando. Aqui no Recife, já se ouvia falar no Teatro Mágico - a oitava arte, a oitava maravilha. E eu começava a sentir um certo mal cheiro, que não vinha do ralo de minha casa. "Ana e o Mar, Mariana." e "Separou o ´joio do trigo"...

    Oco. Todo mundo elogiava e eu desconfiado com Nelson Rodrigues que a unanimidade é burra. No final, fui menos cruel e dei pra pensar que aquela Trupe teve uma boa idéia e por certo muito empenho, dedicação. Mas acho que faltou competência mesmo pra 1) transformar o espetáculo num todo, e não naquela dramatização careta de cada faixa musical; 2)pra tornar as coisas menos centradas no vocalista; 3) construir mais sentido e menos panqueique; 4) escrever letras interessantes.

    Hoje às 17h, vou também no Arsenal, ver o Teatro Mágico. Espero ver algo bem melhor do que aquele JotaQuest de panqueique que vi no DVD.

    ResponderExcluir
  2. acabasse com toda minha vontade de ver o teatro mágico!

    ResponderExcluir
  3. pelo que se fosse ou não fosse, eu eu bem que gostaria de estar aí para dar uma olhada


    =*

    ResponderExcluir
  4. Quando a "trupe" volta pra casa...
    Todos ficam FELIZES para sempre!

    ResponderExcluir
  5. hahahahhaa então quer dizer que são todos, de fato...palhaços?!

    ResponderExcluir